terça-feira, 10 de março de 2009

FUTEBOL DO RIO x IMPRENSA DE SÃO PAULO


Desde o fim dos anos noventa, passando por toda essa década de agora, há um movimento crescente na imprensa esportiva de São Paulo, para colocar o futebol do Rio de Janeiro como antítese do futebol profissional. E usam para avalizar esses comentários, dos dados estatísticos às ilações mais absurdas, apontando o futebol do Rio como decadente, para não dizer ultrapassado.

É fato e não pode ser escondido, que por vários anos, décadas até, viveram eles como a antítese da cultura popular: Foi do Rio de Janeiro que saiu a frase mais infame contra eles: “São Paulo é o túmulo do samba”. A Rede Globo é carioca, a Record é paulista; Cazuza é do Rio, Titãs é de São Paulo, nós temos o Maracanã e eles o Morumbi, nosso carnaval é um primor e o deles... prefiro não comentar!!! É muita humilhação para que não haja reação. Durante a década de oitenta, então, Meu Deus!!! Nem no futebol eles podiam se vingar, o Rio de Janeiro conquistou 6 dos 10 títulos enquanto eles tiveram que dividir os outros 4 títulos com 4 Estados diferentes.

A Reação do lado de lá da Dutra iniciou-se na década de noventa com a formação dos “clubes/ empresa” (Parmalat/ Hicks Muse) conquistaram 4 dos 6 títulos para SP na base de suporte financeiro descomunal – nada a criticar – já que parcerias fazem parte do futebol e devem sim ser feitas. Porém não era ainda o suficiente, para acalmar os ânimos, já que o Rio conquistou outros três títulos e o dobro não era a resposta suficiente ao que aconteceu na década de 80; mas já era um inicio promissor. Agora, com o feito carioca perto de ser igualado, que não há mais pudor em se declarar, expor suas mágoas e humilhações em forma de comentários e colunas esportivas..

O amadorismo dirigente e a perpetuação no poder das mesmas pessoas são criticados e apontados como absurdos pela imprensa paulista como um modelo ultrapassado aplicado pelos clubes cariocas, e contrariando o dito popular, para eles: a “nossa galinha é sempre mais magra e mais feia”. E como: “pimenta nos olhos dos outros é refresco”, a imprensa paulista esquece que sobre isso, o futebol paulista não é modelo para ninguém:

Eurico tentou se perpetuar no poder... Mustafá Contursi também, Marcelo Teixeira ainda está.

A vida política do Flamengo é uma bagunça... o que dizer do Corinthians: que para acabar com Dualibi, colocou Andrés Sanches, braço direito do presidente deposto e homem de ligação Corinthians-MSI (foi ele quem afirmou que a parceria era um “mal necessário”!!), isso não é renovação. é palhaçada!!! Seria como derrubar o Eurico Miranda e colocar o Euriquinho (seu filho) como representante da renovação vascaína.

Foi um absurdo a virada de mesa para subir o Fluminense... por que ninguém afirma que o maior beneficiado com a manobra foi o São Paulo, que deveria ser rebaixado com a perda dos pontos em relação ao escândalo Sandro Hiroshi, e que a virada de mesa só foi feita por causa da ameaça do Gama em entrar na justiça comum e acabar com o Campeonato. Essa manobra foi feita no intuito de salvar o São Paulo e a criação de um novo campeonato, onde todas as divisões disputavam o título, acabou com as pretensões judiciais do clube candango, e convidou todos do Clube dos 13 para participar do novo modelo.

E agora então que ninguém segura eles!!! Ronaldo é um orgasmo dessa mágoa vingativa (subconsciente) que SP nutre pelo RJ. Romário, então melhor do mundo, escolheu o Rio; Zico quando voltou da Europa desembarcou no Galeão, entre outros... enquanto isso, eles se contentam com períodos de recuperação que os jogadores fazem no Brasil e escolhem São Paulo como destino (vide: Adriano, Ricardo Oliveira, Zé Roberto... nenhum craque, verdade seja dita!!). Perfeito já seria se o fenômeno desembarca-se em Cumbica e fosse direto para o Parque São Jorge, mas foi muito melhor!!! Ronaldo publicamente demonstrou que trocou o amor pelo Flamengo pelo profissionalismo do Corinthians, o mesmo profissionalismo que levou um time campeão do Brasileiro ser rebaixado dois anos após. Era tudo que eles precisavam, agora São Paulo é finalmente a vitrine futebolística do Brasil. Já que eles nunca terão o Maracanã, mas agora, eles têm o Ronaldo.

Mas uma coisa “eu dou o braço a torcer” a renovação da imprensa esportiva deles é de dar gosto, enquanto ficamos arraigados numa imprensa da época do Rádio, eles há muito avançaram em qualidade de informação e entretenimento. Programas mais bem conduzidos, com informação mais pontual e constante. Digno da evolução da comunicação esportiva (TV a cabo e Internet). Somado a infeliz decisão da emissora Carioca em não transmitir programas específicos sobre futebol, fazem da imprensa paulista, monopolista da produção jornalística-esportiva nacional distribuindo mágoas e mentiras em forma de informação em relação ao futebol do Rio de Janeiro, tratando como nota de rodapé seus feitos (contratação de Thiago Neves, Fred, Parreira...) e notícia de capa seus erros e absurdos.

É uma tristeza!!!

10 comentários:

João Matta disse...

Simplesmente formidável seu texto. Definitivamente esquecemos de vários acontecimentos que vc aborda aqui. Após ler o conteúdo "nostálgico" reparei que havia entrado no clima do texto, ou seja, estava puto com toda aquela putaria por exemplo da subida do Flu a primeira divisão conseuentemente ajudando o São Paulo (essa foi foda), enfim, parabéns...

Anônimo disse...

Texto muito bonito, um desabafo realmente muito coerente...

Mas o que você tem a dizer do resto do país? O futebol dos outros estados que sempre foram esquecidos, ou melhor nunca foram lembrados, e quando reclamavam eram taxados de chorões e recalcados.

A verdade é que o futebol do Rio há muito não é o mesmo de outrora e com toda a justiça está recebendo o rótulo que merece. O que é injusto, e digno de insatisfação, é o Sport matando a pau na Libertadores, com feitos jamais aprontados por outros clubes brasileiros (vide a vitória em cima co Colo-Colo no Chile) não receber sequer uma linha no noticiário nacional.

O Brasil não se resume a rixa entre Rio e São Paulo, ou você também compartilha dessa visão caolha do que é o Brasil?

Rafa Rangel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafa Rangel disse...

Synesio, obrigado pelo comentário!
Concordo contigo que a repercussão da campanha do Sport está sendo diminuida já que é o melhor time brasileiro nesse início de Libertadores, mas venhamos e convehamos que tratar como feito absurdo ganhar do Colo Colo do Chile é exagerar na dose (o Sport tem time para ganhar 7 de 10 jogados lá). Já em relação ao rótulo, julgado como merecido por ti, em relação ao futebol carioca, acho melhor rever seus princípios. Pois sempre com representantes nas finais em 6 das últimas 7 Copas do Brasil, com o último finalista de Libertadores,com 4 representantes em quase todas as edições do Campeonato Brasileiro, vivemos muito mais do que um fascínio a retórica histórica de um futebol fabuloso mas ultrapassado.

Agradeço as críticas e os elogios...
Um abraço!

Anônimo disse...

Olá seu texto é uma sintese verdadeira do que existe de fato neste "profissionalismo" do futebol paulista. O motivo é vingança, pura e simples, do sucesso de outrora do futebol carioca.
Parabéns.
Aproveitando o ensejo, gostaria de pedir a sua autorização para expor este seu texto no meu blog sobre futebol, no portal OLe Ole Brasil.
Desde já fico agradecido.

Anônimo disse...

Obrigado pela autorização e pela visita ao meu blog. Já o transcrevi, "ipsi litteris" com a devida fonte, além de linká-lo.

Unknown disse...

innadimissivel querer comparar o rio a sp...
tirando o quesito "belezas naturais" o rio perde em td...
estrutura, pobreza, poder economico..poder politico..no futebol fica ateh engraçado comentar....soh o sp e o santos juntos tem 5 libertadores e 5 mundiais e os times cariocas..tds sucateados...estruturalmente ridiculos...
atrasam pagamentos...estadio bizonhos..se orgulham do maracan q eh um estadio publico..eh tanto dos times daí, como dos d sp, ou minas ou qq um basta ser time brasileiro...
o rio eh uma piada qdo comparado a sp em td....
agora se vcs querem falar bem do rio entrem numa discussaum sobre pontos turísticos (apesar q as pessoas saum assalatadas, assassinada e etc qdo os visitam mas blz.) agor anum queiram falar em estruturas, conquistas e etc...

Anônimo disse...

EU MESMO!!! (QUE NOMEZINHO DE PAULISTA!!!)
QUEM NÃO ATRASA SALÁRIO NO BRASIL... CORINTHIANS, SANTOS ATRASAM... NÃO TEMOS ESTÁDIO PROPRIO!!! MILAN E INTER DE MILÃO TAMBÉM NÃO!!! HEGEMONIA DO FUTEBOL? COMO JÁ FALADO AQUI COM OUTRAS PALAVRAS, ACONTECE DE FORMA CÍCLICA. BOA ADMINISTRAÇÃO DOS CLUBES? TODOS OS GRANDES DE SP ESTÃO ENTRE OS 20 MAIORES DEVEDORES DO BRASIL (SEM EXCESSÃO), O RESTO É BOBAGEM E BABAQUICE. RAFA RANGEL VOCÊ ESQUECEU DE FALAR QUE OS CARIOCAS FAZEM SUCESSO EM TODO O PAÍS, PEGAMOS MAIS MULHERES ENQUANTO A PAULISTADA FICA: "Ô MEU!!! VAMOS PRO SHOPS TOMAR UM CHOPS"
HAHAHAHA!!!!!

Anônimo disse...

Caro RAFA!
O Maracanã não representa absolutamente "NADA" pra mim, por isso o Ronaldo não me serve de vingança...
Aliás nós paulistas não temos do que nos "vingar", até porque historicamente o futebol paulista sempre foi mais vencedor, com excessão aos anos 80, é só pesquisar.
Quanto àqueles que estão querendo sair do tema futebol e comparar Estados, aí já é massacre, né...

Rafa Rangel disse...

MASSACRE PARA QUEM???