sábado, 14 de março de 2009

A PERMUTA DA DISCÓRDIA: CENTRO DE TREINAMENTO x JOGADORES DA BASE


Anda sendo noticiado nesses últimos dias, um possível acordo entre o Fluminense e a empresa Traffic para a aquisição de um centro de treinamento para o futebol profissional do clube. Em relação a essa notícia tenho visto muita chiadeira por parte da torcida tricolor, que, em sua maioria, julga como absurda essa negociação, pois o Fluminense teria que dar parte de todos os jogadores vendidos em um período certo de tempo a Traffic em troca da aquisição de um centro de treinamento por parte desta e o proveniente repasse do centro ao Fluminense.


Após refletir sobre o assunto, acho essa negociação uma boa para o Fluminense, isso dependendo de como será “costurado” esse acordo. Cheguei a ler, um comentário taxando de absurda e questionando a atitude de um clube negociar parte de suas jóias (e citando o nome de uma dezena delas, que o Fluminense formou e hoje ainda brilham no futebol) com uma empresa de investimentos em troca de um centro de treinamento?


Sobre esse questionamento, refleti e acabei respondendo-a com outro questionamento. Quais foram os benefícios visíveis, incorporados ao clube após a venda desses mesmos jogadores (Roger, Carlos Alberto, Marcelo (lateral), os gêmeos Rafael e Fábio, Antônio Carlos, Rodolpho, Roberto Brum e tantos outros que ainda figuram com destaque em times de 1° divisão nos principais campeonatos do Mundo)? O Fluminense continua sem um centro de treinamento e nem me lembro do time ter usado o recurso dessas vendas para pagamento de multa rescisória para contratação de craques de outros times. Parece que hoje, em virtude de administrações desastrosas dos últimos anos, o Fluminense é obrigado a ter sócios por imposição judicial (são eles, os credores da justiça trabalhista, fiscal e civil) repartindo o grosso do bolo com eles, e dividindo o restante entre o próprio clube, outros empresários que começam a representar os jogadores logo após que estes largam as fraldas.


Acredito que um acordo em que a Traffic, em que esta fique com até (NO MÁXIMO) 30% das vendas das revelações do clube por cerca de um certo período de tempo (no máximo 5 anos) em troca de um centro de treinamento de cerca de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) é investimento bom para ambas as partes e deveria sim se assinado pela diretoria, mesmo que o clube não fique de propriedade do centro até o término do prazo (até como garantia do credor e TAMBÉM PORQUE NÃO É DO INTERESSE DO CLUBE, VISTO QUE AS LARANJEIRAS SÓ NÃO FOI PENHORADA ATÉ HOJE, POR CAUSA DO SEU TOMBAMENTO PELA PREFEITURA DA CIDADE!!). Por isso, acho que seria uma ótima para o clube, pois ao contrário do que dizem por aí, o dinheiro com a venda das “jóias da coroa” nunca renderá aos (e nos) cofres do clube, o montante que dizem que poderia render, pelos motivos citados acima.


E eu, apesar de ser formado em Administração e entender bem de matemática financeira, nem preciso de uma “HP” para conseguir solucionar esse problema matemático-financeiro.

Nenhum comentário: