quarta-feira, 25 de março de 2009

A PROIBIÇÃO DO ALCOOL E A VIOLÊNCIA NOS ESTÁDIOS


Sou morador da Tijuca e estava esperando o clássico Flamengo x Vasco para ter confirmar um pensamento que tinha sido firmado por mim em relação a proibição de vendas de bebidas alcólicas em torno do Maracanã em dias de jogos. Brigas, assaltos, confusão etc. nada mudou mesmo com a proibição de venda de tais bebidas.
O brasileiro tem um péssimo defeito de trazer políticas implementadas no exterior sem querer antes analisar se o tipo de problema é igual ou apenas semelhante ao que acontecia em outros países. O problema das confusões em dias de jogos não são causados por pessoas de bem, que vão ao estádio com o intuito de torcer por seu time e que uma circunstância qualquer (desentendimento, ofensas e outros) acaba os envolvendo em confusões. Não!O problema é que a violência nos estádios é “organizada” por bandos que integram torcidas organizadas e saem em grupos com o intuito de brigar, assaltar e espancar a torcida adversária, e esse comportamento criminoso não será diminuido com a vedação ao comércio ao redor do estádio.
Na realidade o que vêm acontecendo é que a medida ampliou a circunferência da violência na região. Esses meliantes se reunem longe do estádio para brigar e continuam ocupando bares que ficam fora da área proibida à comercialização.
A briga entre torcidas organizadas é um problema social de Segurança Pública e não de destemperos de cidadãos comuns que se tornam mais ou menos violentos pelo consumo de alccol ao entorno do estádio.

Um comentário:

Bruno Campos disse...

pConcordo plenamente com a sua opinião. Vi seu comentário lá no Blog do João Garcez e não pude deixar de vir aqui expressar minha opinião. Parabéns pelo blog!