sábado, 28 de março de 2009

FLU 2 X 1 BOTA - O FIM DE UM E A MANUTENÇÃO DE OUTRO TABU




Tabu contra time pequeno (rsrs) não é mole não!!!!


Porém desse jogo, o fato que merece meu registro foi o gol do Botafogo. Na vida da gente, há situações em que uma visão clara das coisas, acaba por se transformar em uma espécie de premonição daquilo que está em vias de acontecer.

Penalti marcado, e eu com meu amigo e companheiro de jogos e birita Everton assistíamos, com outros dois novos amigos (estes botafoguenses), e descrentes ao que mais uma vez poderia se repetir, a extinta péssima sina de perder para o Botafogo. Quando eu comentei:
- Quer apostar quanto que o Fernando Henrique vai escolher um canto e o jogador do Botafogo vai cobrar no meio do gol???E ele que já conhece essa minha revolta ficou quieto…
Gooolll do Botafogo, e eu que ja tinha narrado de certa forma, o que ainda estava por acontecer, disse…

- Eu não falei!!! P*%A QUE P@#IU!!!

O FATO QUE HÁ NO FUTEBOL UMA ESPÉCIE DE UNANIMIDADE BURRA , ENTRE OS PROFISSIONAIS DA BOLA, SOBRE O COMPORTAMENTO DO GOLEIRO DIANTE DA COBRANÇA DO PENALTI. A UNANIMIDADE DE QUE O GOLEIRO DEVE ESCOLHER O CANTO NA HORA DA BATIDA. SE HÁ MUITO, EU JÁ ACHAVA ISSO UMA BURRICE, DEPOIS DA POPULARIZAÇÃO DA “PARADINHA” ESSA PRÁTICA VIROU SUICÍDIO DO GOLEIRO. UM AMIGO MEU, EX-JOGADOR DE FUTEBOL JÁ ME DISSE, QUE NOS TREINOS QUANDO O GOLEIRO NÃO ESCOLHE CANTO ELE QUASE NÃO PEGA NADA.

ORA BOLAS!!! DIDI MESMO JÁ DIZIA QUE: TREINO É TREINO E JOGO É JOGO. NUMA PARTIDA, O EMOCIONAL FAZ PARTE DO PROCESSO DA COBRANÇA DO PENAL (já que ao perder o penalti, no treino, ele terá outras 10 cobranças). É RIDICULO E SEM PROPÓSITO ESSE TIPO DE ATITUDE NA HORA DA PENALIDADE, TALVES OS PROFISIONAIS DA ÁREA ACHEM QUE SEMPRE FOI ASSIM, “ENTÃO POR QUE MUDAR!!!”.
LISTO ALGUNS MOTIVOS “UM TANTO ÓBVIO” PARA CONTESTAR ESSE PROCEDIMENTO TÃO INFELIZ DOS GOLEIROS DESSE ESPORTE.
1- POR QUE ENTÃO NA ÉPOCA DA FALTA SEM BARREIRA (de um campeonato paulista do anos 90) EM QUE A COBRANÇA ERA FEITA DA ENTRADA DA ÁREA O GOLEIRO TAMBÉM NÃO ESCOLHIA UM CANTO (a distância não era tão maior)?

2- QUANDO O GOLEIRO NÃO ESCOLHE CANTO, OBRIGA O JOGADOR BATER BEM O PENALTI, GERALMENTE MAIS PERTO DA TRAVE E COM FORÇA, AUMENTANDO SIGNIFICATIVAMENTE AS CHANCES DA BOLA IR PARA FORA OU EXPLODIR NA TRAVE.

3- O GOLEIRO QUE DESAFIOU ESSA BURRICE (CECH DO CHELSEA-ING) ESPEROU A DEFINIÇÃO DO COBRADOR E FEZ COM QUE O MELHOR JOGADOR DO MUNDO (DO ANO) FIZESSE UM PAPEL RIDÍCULO NA SUA COBRANÇA DE PENALTI NA FINAL DA ÚLTIMA LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA.

4- COMO PODE EM UM ESPORTE MULTIMILIONÁRIO COMO O FUTEBOL, ALGUMA COISA AINDA SE CHAMAR DE LOTERIA?

5- PENALTI BEM COBRADO, NEM COMBINANDO COM O GOLEIRO O CANTO, ELE CONSEGUE PEGAR. ENTÃO PORQUE ESSA NEUROSE DE ESCOLHER CANTO. SE A CHANCE DO GOLEIRO É PEGAR O PENALTI MAL BATIDO.

SÃO TANTOS OS MOTIVOS PARA QUE O GOLEIRO NÃO ESCOLHA O CANTO QUE FICARIA AQUI ENUMERANDO MAIS UMA DEZENA DELAS. CABE O TREINADOR DE GOLEIROS TREINAR O REFLEXO E A EXPLOSÃO PARA FAZER COM QUE O GOLEIRO TENHA UMA RESPOSTA AO CHUTE E CONSIGA AO MÁXIMO DIFICULTAR A VIDA DO COBRADOR.

MAS ISSO É INVENTAR DEMAIS, E SE HÁ MAIS DE 30 ANOS O FUTEBOL NÃO SOFRE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM SUAS REGRAS, O MELHOR, PARA A MAIORIA É TRANSFORMAR ESSA IGNORÂNCIA COLETIVA EM PATRIMÔNIO FUTEBOLÍSTICO.

MAS NÃO SERÁ POR ISSO, QUE FUTEBOL É PURA EMOÇÃO ?!!!


Um comentário:

Alan Meireles disse...

Parabéns pela vitoria
a freguesia tem sempra razão
hahahahah
Saudações alvinegras