quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Decepção+Prudência+Paciência= Início de Temporada

Depois da apresentação do meu Fluminense frente ao tricolor do Subúrbio. O fácil sentimento de frustação deu lugar a uma reflexão mais profunda desse processo de renovação ao qual um time, que vislumbra a conquista de títulos passa. O término da temporada anterior culminou com o desfazimento de boa (numeral e adjetivo) parte do elenco vice-campeão das Américas. Cícero e Thiago Neves se foram, logo após o fim da Libertadores, Thiago Silva foi para o Milan, de forma mais digna, ao fim do seu contrato; São Paulo nos deu um banho de competência nos levando a custo zero Washington, Arouca e Jr César (de todos o único que não deixará saudades); sem falar e Dodô que apesar dos percalços e desentedimentos, contribuiu sobremaneira para as boas lembranças de Fluminense x São Paulo, e, Fluminense x Boca Jr-ARG, sem ele com certeza, estas não seriam as mesmas. Foram 7 perdas, e o Fluminense só conseguiu repor a altura em 2 posições (Leandro Amaral/Cicero; Leandro/Jr César). Com 4 sérios desfalques é mais do que normal que o time caia de produção em um início de trabalho.
A torcida geralmente tem um rei na barriga e não possui nenhum tipo de memória. Esse mesmo time que ficou para sempre no nosso imaginário, se classificou sob vaias em alguns jogos para semi-final da taça Guanabara e de forma mais tranquila para a final da taça Rio, nos dois casos tivemos como algoz o time nada espetacular do Botafogo (quem se lembra da declaração do Bebeto:"derrotamos um gigante"?), mesmo assim o time cresceu de produção e chegamos com louvor a final da Libertadores da América. Indo mais longe, o mesmo time que foi campeão da Copa do Brasil, foi o time que teve até torcedor invadindo o campo pra dar porrada no volante Fabinho no final de um jogo do Campeonato Carioca.
É verdade que não temos um time a altura, e que parte dessa culpa foi a incompetência da diretoria que de forma omissa deixou o contrato de alguns jogadores chegarem perto do fim para então negociarem o contrato de renovação, é o amadorismo a desserviço do meu tricolor, mas como em todo início de temporada, prudência e paciência não irão fazer mal a ninguém, tomará que continuemos na mesma trajetória, apostando e apoiando o time para que assim possamos ter um ano de felicidades ou conquistas assim como foi os dois anos que se passaram.
PS. De todos os contratados, aqueles que me dão uma nítida impressão que não vão conseguir render nada mais do que aquilo que já mostraram são: Leandro Domingues e Roger. Tomara que eu esteja engando, se não, ainda bem que temos o Tarta e o Maicon.
Um abraço.

Nenhum comentário: