quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CHEGA DE OTIMISMO

Depois de muito refletir, sobre o otimismo. Eu decidi: Abaixo ao otimismo! O mundo está cheio de otimistas, os pobres não melhoram de vida por que são otimistas; têm pessoas que passam a vida inteira com o pensamento otimista, e nunca melhoram. – Temos fé, que nossa vida vai melhorar. Chega!!!
O otimismo, de fato, virou uma mania mundial. Teve até uma autora que ficou milionária vendendo um Segredo do otimismo. O Segredo dela invadiu os lares em forma de livros e vídeos, as pessoas acreditavam no segredo revelado, nos depoimentos manifestados e se tornaram “sócio-vendedores otimistas” propagando a notícia de otimismo e o sucesso da utilização desse sentimento, mesmo que nunca terem recebido as graças da manifestação desse sentimento.
O otimismo anda na contramão do sucesso, sabe aquele empresário de sucesso que você leu na revista dizendo que o otimismo dele ajudou-o a alcançar o sucesso. Ele está mentindo para você, na verdade, ele até acha que o otimismo fez parte do sucesso dele, mas ele está enganado. O otimista dificilmente prospera, o otimista é aquela pessoa que compra o bilhete de loteria esperando que a riqueza caia do céu. O otimista não trabalha o sucesso, para o otimista o mundo fará uma conspiração para que o sucesso bata a sua porta. Sabe o porquê? Por que ele é um otimista e o otimista é um mero espectador da vontade do mundo.
Se o sucesso tem um irmão inseparável, quase que siamês, esse irmão é o entusiasmo, vitórias são construídas pelos entusiastas. Os entusiastas movem esse planeta. Está mais do que na hora do mundo conhecer , o primo rico e próspero dessa história. Não é uma mera troca de adjetivos, eles nem são sinônimos! O entusiasmado acredita que ele vai fazer a diferença, o entusiasta move a “Roda do Mundo” e não fica esperando que o Mundo resolva seus problemas. O Socialismo começou a ter seu fim, não com a queda do muro de Berlim, mas quando um presidente Norte-americano disse: – Não perguntem o que a América pode fazer por vocês, mas o que vocês podem fazer pela América. Dali, ele criou uma nação de entusiastas, e foi o começo do fim do Socialismo no Mundo.
O entusiasmo é uma palavra grega, que significa estar possuído por algum Deus (gregos eram politeístas), o entusiasta faz com que o mundo conspire em favor de suas ações, pois Deus (seja lá qual for sua religião) age juntamente com o seu trabalho. O entusiasta adquire paixão por produzir, por agregar valor. O entusiasta é aquele Diretor que começou como boy, aquele empresário que trabalha até no domingo, é o estudante que troca a festa pelo estudo O entusiasta acredita que o sucesso é fruto do seu esforço e é um obstinado na busca desse sucesso. Os entusiastas dominam o mundo.
Veja o Japão, é um país de entusiastas, construíram em 50 anos (após a bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki) uma das maiores potências mundiais, e é só um arquipelagozinho, menor que muitos dos Estados brasileiros. E os alemães; construíram uma potência, veio a 1° Guerra, construíram outra potência, veio a 2° Guerra, o país deles foi arrasado por 2 Guerras Mundiais e mais de 40 anos de separação política mas, hoje tem uma das economias mais fortes e sólidas do mundo. Eu acho que possivelmente ninguém lá conhece essa palavra: otimismo.
E os EUA, a maior potência econômica do planeta, admirado, invejado e até odiado pelos outros povos do planeta. Tinham um progresso constante, mas aí veio uma mania de Segredo de otimismo que tomou o país inteiro, e as pessoas começaram a quererem comprar imóveis que não conseguiriam pagar (talvez, uma forte mentalização positiva fará com que um cheque apareça em minha caixa de correio, ou que após eu acreditar de verdade, a minha promoção saia na empresa que eu ainda nem trabalho); e o pior, o clima de otimismo, abraçou até os investidores, que liberaram financiamentos para pessoa sem condições de arcar com os custos, enfim, todos acreditaram que o otimismo seria um multiplicador do capital e no que deu? A maior crise financeira mundial desde 1929.
As pessoas precisam ter a consciência que o sucesso cobra um preço; preço esse que só é pago pelas pessoas que acreditam no trabalho e que acreditam que são elas os agentes da mudança e não pacientes dos acontecimentos. O otimismo não requer esforço, nem estudo, nem sacrifício. O otimismo é, na verdade, um câncer, disfarçado de remédio Por isso, faça um favor a você e a seu país, esqueça o otimismo, seja um entusiasta.

Nenhum comentário: